Metodologia para Monografia

A Monografia é um trabalho acadêmico muito importante que ajuda a fechar o curso de forma mais embasada para o estudante. Além de saber como escrever uma monografia é importante ter bem definida como será a metodologia aplicada para a realização desse estudo.

A metodologia da Monografia é um item muito importante que deve constar no trabalho seja na introdução da mesma ou num eixo a parte. Essa localização da metodologia dentro do trabalho fica a cargo de cada instituição de ensino que tem preferencia para uma forma. Porém, uma coisa é certa ela deve constar na versão final do trabalho, pois se trata da explicação de como o trabalho foi realizado.

Uma metodologia é a maneira como o estudante escolheu realizar a sua pesquisa, ou seja, explicar ao leitor como o material que está nas mãos dele foi elaborado. Veja agora o passo a passo de como fazer a metodologia da sua Monografia.

Para que fique uma definição de metodologia completa é necessário responder a algumas questões de grande relevância. A primeira delas é como a monografia vai fazer para atingir os seus objetivos. É importante que fique claro como a sua pesquisa vai te levar a resolução da sua problemática. Escreva quais serão as suas ações práticas para isso, fazer levantamento bibliográfico, entrevistar alguém e assim por diante.

A segunda pergunta importante a responder é como começaram as suas atividades, ou seja, o que você fez primeiro para chegar ao seu objetivo. Em seguida responda como foram coordenadas as suas atividades de pesquisa.

Também é interessante que na sua metodologia fique bem claro como e em quais momentos houve a participação de sujeitos que estejam dentro no universo da pesquisa. A metodologia é muito importante porque é ela que explica como o seu trabalho foi realizado e ajuda os avaliadores e chegarem a conclusão se você alcançou ou não os seus objetivos.