Como escrever uma Monografia

A monografia é o trabalho acadêmico final do curso e que visa fazer com que os alunos encontrem um caminho que mais os tenha interessado durante o curso para traçar uma pesquisa. Se você está perdendo o sono porque não sabe como escrever uma monografia poderá utilizar essas dicas a seguir.

Para começar é importante saber que será necessário utilizar as normas ABNT monografia para a elaboração do trabalho. Algumas dessas normas são utilizadas em todos os trabalhos feitos no Brasil e algumas instituições de ensino tem as suas próprias normas.

O primeiro passo fica por conta da elaboração do pré-projeto em que o aluno deve propor a problemática a ser estudada. Também é necessário explicitar os passos metodológicos que serão seguidos e deverá ser feita uma coleta de dados para encontrar as melhores referências para o seu trabalho.

Antes de escrever monografia de forma direta é interessante procurar se informar sobre as publicações que a sua instituição de ensino tem sobre as suas normas especificas. Em relação às monografias ABNT existem algumas normas que não mudam. A principal delas diz respeito a estrutura do trabalho.

O trabalho deve estar dividido em elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimento, epígrafe, resumo, listas e sumário), textuais (introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais) e pós-textuais (referências e anexos).

Também existem outras normas importantes para que a sua monografia ABNT esteja dentro do padrão como, por exemplo, a forma de fazer as referências das obras utilizadas como base de estudo.

Outro ponto muito importante sobre esse tipo de trabalho acadêmico é compreender que é necessário à elaboração de uma metodologia para monografia. A metodologia é obrigatória porque é ela que vai explicar para o leitor do seu trabalho como foi feita a pesquisa.

É importante que sejam explicitados como o tema foi escolhido, como a pesquisa foi realizada, como foi feita orientação do seu trabalho e como você alcançou os objetivos do trabalho. Lembre-se que os avaliadores darão uma atenção especial para a metodologia para entender como o seu trabalho foi construído e se ele realmente atingiu os seus objetivos.